Exposição Temporária


O passado, o presente e o futuro. Eis o acompanhamento que o semanário mais antigo da Europa e o jornal desportivo com mais tempo de publicação em Portugal tem feito, tornando-o numa referência no universo do Sport Lisboa e Benfica e no panorama do desporto nacional.

Nesta exposição que assinala os 75 anos de existência do jornal O Benfica, o visitante tem a oportunidade de ver como tem sido a sua evolução ao longo das últimas décadas. São páginas e mais páginas cheias de notícias associadas à gloriosa história do nosso Clube. Exemplo disso são as conquistas marcantes das duas Taças dos Clubes Campeões Europeus. Suplementos, edições especiais, artigos de fundo e trabalhos com componente gráfica. Um recuar no tempo e uma visão moderna num espaço que permite absorver as diferenças naturais dos anos.

Funcionando invariavelmente como um registo histórico do Sport Lisboa e Benfica, o semanário tem tido na fotografia um elemento importante na captação das diversas conquistas e das emoções vividas pelos inúmeros protagonistas, que pode ver numa seleção restrita.

O jornal O Benfica foi também pioneiro com os prémios Benfiquistas do Ano, que originaram posteriormente os Galardões Cosme Damião.

A fechar, o momento único de o visitante ser a figura principal da primeira página.


Áreas expositivas


PÁGINAS LENDÁRIAS DA NOSSA HISTÓRIA
Bodas de Diamante

Simbolizando os 75 anos de O Benfica, revisitam-se aqui 75 primeiras páginas, que tomam forma com a exposição de alguns objetos e alguns “miolos”, pontuando, assim, caminhos cruzados. O do jornal, o do Clube, e o de todos aqueles que tornaram única e lendária esta dupla história.

CICLOS DE VIDA
Pioneiro e decano

Do primeiro jornal do Clube, em 1913, ao primeiro número do Sport Lisboa e Benfica, em 1942, e principais mudanças que este sofreu ao longo de 75 anos.


SUPLEMENTOS E EDIÇÕES ESPECIAIS
Transversalidade a informar

Para agradar aos leitores, O Benfica procurou desde muito cedo diversificar os seus meios de ação. Casos como o suplemento Cultura e Desporto, a revista O Benfica Ilustrado ou edições especiais em datas comemorativas são disso exemplo.


O BENFICA HOJE
Moderno, em evolução constante

Como se faz O Benfica atualmente? Do plano editorial à distribuição à sexta-feira, na versão em papel ou digital, é feito em sete passos, aqui explicados em pormenor.


ROSTOS
Gente do nosso jornal

Diretores, editores, jornalistas, fotógrafos e demais colaboradores: a longevidade do nosso jornal só é possível graças ao contributo de todos eles. Um jornal para a gente. Feito por GENTE.


PRÉMIOS BENFIQUISTAS DO ANO
Sublinhar o mérito

Em 1987, o jornal O Benfica passa a premiar, anualmente, o mérito e a dedicação ao Clube, a título individual ou coletivo. Será assim até 2002, com a atribuição, durante esse período, de um total de 164 prémios.

FILME
O outro lado em 75 segundos

Embarque numa viagem rápida pela forma como o jornal O Benfica é impresso todas as semanas. Ontem como hoje, as máquinas fazem magia…